Saiba o que se estuda no curso de Estética e Cosmética

· 6 min read
Saiba o que se estuda no curso de Estética e Cosmética

Outro caminho é exigir que ele apresente um certificado superior ou técnico que comprove a formação em estética. Segundo Larica, uma das formas de saber se o esteticista tem a formação necessária é por meio do site da Anesco, clicando na aba "encontre aqui um profissional da estética". A investigação de casos como o de uma idosa de Curitiba que teve queimaduras graves após fazer um peeling de fenol e de um empresário de São Paulo que morreu após o mesmo procedimento chama a atenção para a importância de checar as credenciais do esteticista antes de realizar o serviço estético. As aulas serão presenciais, desenvolvidas mediante aulas teóricas ilustradas (data−show), exposição de slides, casos clínicos, textos de revistas especializadas, seminários.

Estética e Cosmética

Tem experiência clínica na Estética, com ênfase em tratamentos corporais e técnicas de SPA´s.  harmonização fácial antes e depois  sua carreira acadêmica, hoje é docente e coordenadora do curso Tecnologia em Estética e Cosmética da FMU. Somos uma Instituição de Ensino Superior com sede em Maringá, no Paraná, com mais de 1000 polos de educação a distância espalhados dentro e fora do Brasil. Segundo o MEC, a Unicesumar está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Os conhecimentos adquiridos nessas matérias estarão presentes na sua rotina profissional. O mercado de trabalho para quem se forma em Estética e Cosmética é cheio de possibilidades. Você pode atuar em clínicas e centros de estética, seguir uma carreira voltada à prestação de consultorias a pessoas e empresas, ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

Mercado de trabalho

A profissional explica ainda os graduados em estética podem trabalhar com microagulhamento contanto que a agulha tenha até 0,5 milímetros, dispositivo de perfuração superficial que funciona apenas para a entrega de ativos na pele. A associação entende que os esteticistas podem trabalhar com injetáveis contanto que não ultrapassem a derme, que é a segunda camada da pele —dividida em epiderme (mais superficial), derme e hipoderme (subcutânea). Nas pesquisas relacionadas à profissão no Google Trends estão  em ascensão perguntas sobre a possibilidade de harmonização, aplicação de injetáveis, enzimas ou botox por esses profissionais. Os dados são dos últimos cinco anos e também mostram que o interesse pela profissão atingiu pico de buscas nos últimos 12 meses. Uma das principais dúvidas sobre a ocupação é relacionada ao que, de fato, o esteticista pode fazer na pele. A legislação estabelece que tem assegurado o direito a exercer a profissão "profissional que possua prévia formação técnica em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos, contados da data de entrada em vigor desta Lei".

ÁREAS DE CONHECIMENTO: PÓS-GRADUAÇÃO

  • A legislação estabelece que tem assegurado o direito a exercer a profissão "profissional que possua prévia formação técnica em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos, contados da data de entrada em vigor desta Lei".
  • Isso é valido, no entanto, somente para procedimentos não invasivos e que não apresentem riscos ao paciente e necessidade de realização em centro cirúrgico, segundo a associação.
  • "O médico pode utilizar agulhas de até 3 milímetros porque o objetivo dele não é entregar ativo para a pele, mas sim chegar a uma maior profundidade e inflamar a pele para processos como a neocolanogenese [formação do novo colágeno]", completa Xiol.
  • A Faculdade Florence anuncia o resultado do processo seletivo para o projeto de extensão da Clínica Escola de Estética.
  • Recurso terapêutico que usa correntes elétricas de baixa frequência, calor e frio, ondas ultrassônicas e irradiação luminosa para melhorar e tratar disfunções estéticas.

Os artigos terceiro e quarto delimitam as formações necessárias para esteticista e cosmetólogos profissionais, assim como para Técnico em Estética. Como a categoria não tem um Conselho Federal, não há fiscalização, segundo a presidente da Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco), Márcia Costa Larica. O órgão seria responsável, por exemplo, por verificar se o profissional é habilitado e tem a formação necessária. Os descontos, utilizando a forma de entrada Segunda Graduação, são baseados nos valores do primeiro semestre. Para executar essa massagem terapêutica, o profissional de Estética precisa conhecer o sistema linfático. Isto é, a complexa rede composta por vasos que coletam e transportam a linfa, e por órgãos que esses vasos atravessam. O curso tecnológico possui uma duração menor, com média de três anos para que a carga horária mínima de 2.000h de aula seja cumprida.

Aulas práticas fazem parte do processo de aprendizagem em Estética e Cosmética

Já o SBEC e o Sindestética possuem um portal onde é possível pesquisar um profissional a partir do RT (Registro de Responsabilidade Técnica). Ambas as instituições indicam que pacientes sempre consultem o site para saber se o profissional está regularizado ou não. O portal da Anesco possui uma ferramenta em que nomes de profissionais formados e associados podem ser acessados. "Buscamos sempre profissionais habilitados  para a nossa base de dados e analisamos toda a documentação desses associados", explica Carvalho. "O médico pode utilizar agulhas de até 3 milímetros porque o objetivo dele não é entregar ativo para a pele, mas sim chegar a uma maior profundidade e inflamar a pele para processos como a neocolanogenese [formação do novo colágeno]", completa Xiol. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o Brasil aparece nas primeiras colocações de ranking mundial de países que mais realizam procedimentos estéticos cirúrgicos ou não cirúrgicos. A legislação que regulamenta o exercício da profissão de esteticista, e que compreende também o cosmetólogo e o técnico em estética, é a Lei 13.643, de 3 abril de 2018. Apesar da regulamentação, há um cenário que dificulta que as pessoas que procuram serviços estéticos tenham certeza de que estão contratando profissionais formados. A prática na formação é uma etapa fundamental para a construção de um profissional qualificado. Afinal, aquele formado que chegar ao mercado de trabalho com experiência prática, além de conseguir boas oportunidades, poderá se destacar com mais facilidade. Apesar das ótimas oportunidades, o mercado de trabalho precisa de profissionais prontos e atualizados. Mais do que melhorar a aparência, esse profissional ajuda a trazer mais autoestima às pessoas. Prezado,As atividades práticas presenciais dos cursos híbridos serão realizadas em um polo com laboratório e equipamentos específicos, diferente do polo de matrícula.No caso de dúvidas, consulte seu polo. Já a SBEC e o Sindestética dizem que a falta de um conselho para estética e  cosmetologia pode colocar em risco a vida de outros pacientes e dificultar a fiscalização desses profissionais. "Mais e mais vidas serão ceifadas por aventureiros, se passando por profissional. Há mais de 18 processos nossos, tramitando na casa civil", informam em nota. Já os profissionais graduados podem, além dos procedimentos feitos por técnicos, realizar métodos como micropigmentação, eletroterapia e tratamentos para remoção e clareamento de tatuagens. A lista completa de procedimentos indicados pelo Sindestética e SBEC está disponibilizada no site das organizações. Além das atividades de nível técnico, para os graduados a lei confere também a elaboração de programas de atendimento com base no quadro do cliente, como o estabelecimento de técnicas e a quantidade de aplicações necessárias, sempre levando em consideração a avaliação médica do paciente.

Você poderá acessar suas aulas onde e quando quiser, estudando no seu ritmo e de um jeito que combina com a sua rotina. No curso de Estética e Cosmética EAD com metodologia híbrida, você tem a oportunidade de explorar diversas técnicas e procedimentos voltados à área de beleza e bem-estar, além de aprender tudo sobre o que tem de mais moderno no mercado. A harmonia entre a beleza, a saúde e o bem-estar é uma das principais características do mercado de Estética e Cosmética. Isso torna a profissão bastante requisitada por quem se interessa pelos cuidados individuais e tem aptidão para levar isso a uma carreira. Isso é valido, no entanto, somente para procedimentos não invasivos e que não apresentem riscos ao paciente e necessidade de realização em centro cirúrgico, segundo a associação. "O peeling de fenol, por exemplo, é um procedimento extremamente agressivo, com alto grau de intercorrência, então deve sim ser feito em centro cirúrgico e por médicos especializados", completa Carvalho. São tratamentos que preparam a pele, os músculos e o sistema circulatório, favorecendo o resultado da cirurgia e ajudando no pós-operatório. Aqui, podemos falar do consultor atuando em clínicas, ajudando os sócios a entenderem quais novos tratamentos e aparelhos estão em alta, aperfeiçoando o marketing e, claro, gerando mais oportunidade de negócios. Nessas 4 matérias, você aprende tudo para cuidar do rosto, do corpo e dos cabelos de seus clientes. As matérias do curso envolvem, para além da Estética, disciplinas como Marketing e Empreendedorismo, a fim de que você possa ganhar mais autonomia na sua carreira e tornar-se um profissional completo. O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade. O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos. A Revista Quero levantou os dados do Ministério da Educação (MEC) para listar os 50 cursos de Estética e Cosmética mais bem avaliados do país.